sábado, 25 de junho de 2011

"Quem é Deus?"


Caro leitor,"Quem é Deus?" Esta é uma pergunta que há milhares de anos o homem vem fazendo.

Muitos religiosos, teólogos e filósofos vêm ao longo da história escrevendo e tecendo suas teses e tentando explicar questões complexas como: De onde viemos? Para onde vamos? Fomos realmente criados ou somos fruto da evolução? Mesmo em meio a tantos questionamentos e tantas teses, algo é inegável em ambos os pensamentos, e esse algo é que somos regidos ou no mínimo observados por algo superior, por exemplo:

Na filosofia Sócrates e seus discípulos na antiga Grécia, acreditavam na existência não apenas de um Deus, mas vários deuses, porém eles criam que estes tais deuses não influenciavam em nada a vida humana, eram meramente espectadores e tinham os seus próprios problemas para se preocupar. Outros filósofos como Descartes que acreditava que Deus era o princípio de tudo, porém o homem era uma máquina apenas criada e regida por sua própria alma sem influência de seu criador, Nietzsche como filho de um pastor e uma mãe judia cria em um único Deus criador, porém um Deus que havia sido morto e em seu lugar passou a reinar um Deus chamado “Logos”, ou seja, uma ciência e não um ser.
Já no campo da teologia, temos pensadores como “Arminio” com a sua teologia fundamentada no livre arbítrio, onde Deus é o criador de todas as coisas, que faz planos para a sua criatura, mas com aberturas, ou seja, os planos estão condicionados a mudar por influência humana. Ainda no campo teológico temos “Calvino”, com sua teologia fundamentada na predestinação, ou seja, um Deus criador de todas as coisas e que controla tudo desde a folha que cai de uma árvore, passando por nossas “escolhas” e destino.

Realmente existem diversas visões de quem é Deus, do que Ele pensa, sente e faz....

Vamos agora ver na bíblia quem é Deus segundo a sua Palavra:

Sua primeira aparição foi constatada em Genesis 1 onde o vemos criando todas as coisas, no capítulo 2 o vemos criando o homem a sua imagem e semelhança, no capítulo 3 que é marcado pela queda do homem, vemos este Deus criador andando pelo Jardim do Éden onde todos os finais de tarde Ele tinha comunhão com o homem. Depois do pecado de Adão e Eva vemos uma aparente ausência de Deus, vemos os dois pecadores sendo retirado do Éden e a sua descendência se matando. Seguindo nas escrituras vemos ainda Deus interagindo com Noé, depois com Abraão e mais pra frente em Êxodo capítulo 3 versículo 13 ao 14 que é o versículo base para este estudo, vejamos o que diz a Palavra de Deus;

“Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser; O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem; Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés; EU SOU O QUE SOU, disse mais; Assim dirás aos filhos de Israel; EU SOU me enviou a vós outros.”

No texto acima Deus se denomina “EU SOU”, podemos entender este termo como uma afirmação de que sem Ele nada é ou nada existe, nos dá uma idéia de sua supremacia e singularidade. Vejamos também mais alguns atributos e particularidades deste Deus:

Certa ocasião relatada em João capítulo 12 versículos 44 ao 50, Jesus dá uma dimensão de como é Deus dizendo “Quem crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou e quem me vê, não vê a mim, mas aquele que me enviou”.
Jesus é a personificação do próprio Deus, ou seja, ele é Deus, o que para nós é maravilhoso, pois se conhecemos a Jesus, sabemos quais são os seus mandamentos, qual é a tua vontade para as nossas vidas, logo sabemos quem é Deus e o que ele pensa a respeito de nós.
Jesus foi exemplo em tudo, foi exemplo como filho onde honrou os seus pais e cuidou de sua família até a sua fase adulta, é exemplo de trabalhador, pois não teve preguiça e nem medo de estragar as suas poderosas mãos trabalhando na carpintaria do seu pai, foi exemplo de amor e perdão, perdoando não apenas os que lhe açoitaram e o pregaram na cruz, mas também os que lhe fizeram juras de amor e na hora de sua aflição o abandonaram. Este é o “GRANDE EU SOU”, se queremos conhecê-lo melhor fazermos parte do reino deste Deus poderoso e amoroso vejamos o que Ele nos pede em sua Palavra;

Lendo as escrituras vemos várias denotações acerca de Deus, do tipo; Deus forte, Deus conselheiro, Deus que cura, Deus que livra Deus conosco, entre tantos outros, porém em minha opinião existe uma definição que se encontra na primeira carta de João
capítulo 4 versículos 7 e 8 que diz:

“Amados, amemo-nos uns aos outros, por que o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor!”

É maravilhoso conhecer e pertencer ao Deus de amor, a Palavra nos diz em João capítulo 3 versículo 16 que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!

Para você ter a idéia da dimensão deste amor, imagine o planeta Terra dentro do nosso sistema solar, nosso planeta é o terceiro a partir do sol e o quinto maior dentre os oito planetas existentes em nosso sistema, se abrirmos ainda mais o leque e imaginarmos toda a galáxia com suas centenas de trilhares de estrelas e planetas e crermos que foi Deus quem criou tudo e voltarmos os olhos para a Terra e vermos o pontinho insignificante quase que invisível na galáxia e acreditarmos que Deus nos amou tanto, mas tanto este mundo ao ponto de abrir mão do que lhe era mais precioso, podemos entender que este amor não tem limites.

Deus esta acima das religiões, acima das teologias, dos filósofos e das suas teses, Ele não pode ser explicado ou compreendido plenamente pela limitada mente humana, mas pode ser sentido no coração daqueles que abrem a porta para Ele.
Deus é maior que os nossos problemas e maior que as nossas dúvidas, agora o vemos em partes, mas chegará o dia em que o contemplaremos face a face e toda a lágrima nos será enxugada dos olhos por suas poderosas mãos.
Se algum dia alguém lhe perguntar “quem é Deus” diga: Ele é o GRANDE EU SOU!!!

Evandro Manoel
Soli Deo Gloria

domingo, 19 de junho de 2011

Vencendo Gigantes


Olá caro leitor gostaria de convidá-lo a meditar sobre o tema; “gigantes da alma”.

Como bem sabemos, nós seres humanos, somos subdivididos basicamente em três partes que são o corpo, a alma e o espírito.
O corpo são nossos membros, nossa carne e etc, a alma são os nossos sentimentos e a nossa percepção da vida e o espírito é a nossa essência, o que nós torna eternos.
Pois bem, mas o que eu quero tratar aqui é sobre a alma e seus gigantes!
A psicologia nos aponta basicamente quatro gigantes que são : O medo, a ira, o dever e o amor, porém quero explanar este tema num contexto bíblico e o texto que escolhi é claro não poderia ser outro, vamos ver o que diz 1ª Samuel capítulo 17 versículos 49 ao 50.

“Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o gigante filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”

Esta sem dúvida é uma das histórias mais conhecidas de todo o mundo, vemos um menino franzino derrotando um gigante de quase 3 metros de altura, porém, será que foi somente este gigante que Davi derrotou em sua vida?
Em 1ª Samuel capítulo 16 vemos o Senhor Deus ordenando ao profeta Samuel que fosse a casa de Jessé ungir Rei um de seus filhos, ai vemos Jessé apresentando seus filhos ao profeta, homens de boa aparência e fortes e os olhos do profeta o enganam, porém, Jessé havia deixado de lado o seu filho casula, franzino e baixinho ao qual lhe servia apenas para pastorear as suas ovelhas. O profeta Samuel pergunta ao Senhor quem era o seu ungido e Deus responde que não era nenhum daqueles a quem Jessé o havia apresentado, aí o profeta pergunta no versículo 11 “Acabaram os teus filhos?”... E Jessé manda chamar Davi...
Amados o primeiro gigante a ser vencido por Davi foi o menos prezo da sua família, vejam vocês Jessé tinha 8 filhos, mas quando o profeta pediu que lhe chamasse todos ele chamou apenas 7 excluindo Davi por considerá-lo pequeno e fraco, e quantas vezes pessoas olham para mim e para você e também nos consideram pequeninos e frágeis, as vezes dizendo; “Você não é de nada, não vai conseguir, desiste você não nasceu pra isso”...
Deus não vê como o homem vê, Ele sabe do nosso potencial e é suficientemente poderoso para nos capacitar seja para o que for.
Bom vencido o primeiro gigante que era as descrenças da sua família, Davi se depara com mais um gigante, desta vez o mais famoso de todos, Golias o Filisteu. No capítulo 17 Golias e os filisteus invadem Israel e fazem um desafio que se tivesse alguém que enfrentasse o gigante e o vencesse a guerra não aconteceria e os filisteus se tornariam escravos ao invés de senhores. Pois bem, ninguém entre os de Israel teve coragem de encarar o gigante Golias que a cada dia que se passava zombava mais e mais dos covardes de Israel até que Davi ao levar uma refeição aos seus irmãos que pertenciam ao exercito de Israel depara-se com o gigante zombando do povo do Deus poderoso e vê o povo do Deus vivo com medo, isso foi demais para ele, ele não poderia suportar ouvir o nome de seu Deus escarnecido daquela forma, foi quando tomou a decisão de enfrentar o gigante. Imagine você como seria possível um menino derrotar um guerreiro poderoso como Golias?
No capítulo 38 do versículo 17 de 1ª Samuel, vemos o Rei Saul vestindo a Davi com a sua armadura afim de prepará-lo para a batalha, Imagine você, Davi pequenino mal conseguia se mover dentro da armadura e resolve tirá-la o que nos dá uma grande lição.

1º Não devemos temer nenhum inimigo
2º Não devemos nunca usar a armadura dos outros em nossas batalhas
3º A fé em Deus é que nos faz vencer


Pois bem, seguindo a história vemos que o segundo gigante na vida de Davi cai ao chão, mas ainda restam muitos gigantes a serem vencidos pelo menino.
Não percamos a conta, primeiro ele venceu o gigante da desvalorização e da exclusão familiar, depois venceu o gigante Golias, porém nos capítulos a seguir aparece a Davi mais um gigante poderosíssimo o “medo”, vemos que o Rei Saul enciumado pelo carisma de Davi e por saber que Deus o havia escolhido para reinar em Israel faz diversas investidas contra a sua vida a fim de por fim nos planos de Deus. Vemos no capítulo 22 o menino que derrotou o gigante com apenas uma pedrinha fugindo e se escondendo de Saul.
Amados quantas não são as vezes em que pessoas enciumadas por causa das nossas conquistas e vitórias fazem investidas contra nós e isso nós dá uma sensação de inferioridade e nos faz esquecer de tudo o que já passamos e de tudo o que já vencemos, e aí como fazer para enfrentar mais este gigante?
Davi não poderia matar a Saul, pois mesmo Saul desviado e longe de Deus ainda era o Rei colocado por Deus no poder, então Davi resolve apenas orar e entregar a vida de Saul nas mãos de Deus.
Amados uma das maiores e mais potentes armas que temos sobre as adversidades da vida e sobre os gigantes da nossa alma é a oração. Orar em tempos difíceis nos faz crescer, nos dá paz e nos fortalece, no capítulo 25 vemos mais um gigante caindo perante Davi com a morte de Saul, porém ainda haviam muitos outros gigantes a serem vencido por Davi.
Em 2ª Samuel capítulo 2 Davi é aclamado Rei em Israel e começa um dos mais vitoriosos reinados da história, ele derrota os filisteus, os moabitas, também a Hadadezer filho do rei de Zobá, derrotou os Sirios, e diversos outros reinos tornando-se assim um dos reis mais poderosos da história unificando as 13 tribos de Israel e fazendo de Israel uma grande nação.
Porém em 2ª Samuel capítulo 11 o poderoso Rei Davi, homem segundo o coração de Deus se depara com o maior e mais destrutivo gigante a “luxúria”, vemos ele se encantando por uma mulher casada chamada “Bate-Seba” mulher de Urias um de seus mais leais generais.
Davi arquiteta um plano para tirar Urias de seu caminho e toma Bate-Seba como esposa, afastando-se assim de seu Deus e dando início a queda de um governo que tinha tudo para ser para sempre o mais poderoso e bem sucedido da terra.
Amados na vida humana existem diversos gigantes, alguns são altos e nos parecem tão poderosos, mas com nossos dons e habilidades os vencemos facilmente, porém há gigantes infinitamente mais poderosos dos quais a sua aparência nos parece muito boa e os seus manjares muito apetitosos, mas o seu veneno é mortal. Quando deixamos que estes gigantes tomem o controle das nossas vidas nos perdemos e de vencedores passamos a ser vencidos.
Depois de seu pecado Davi chorou muito, se arrependeu amargamente de sua queda, porém seu reino nunca mais foi o mesmo, até hoje vemos a situação de Israel e seus conflitos, tudo porque Davi perdeu para o gigante mais poderoso que existe chamado “EU”...
Devemos negar as nossas vontades carnais, Davi após cometer adultério e homicídio, se arrependeu, foi perdoado por Deus e ainda escreveu lindo cânticos e salmos em louvor a Deus, mas quantas vezes nós pecamos inconseqüentemente e nos esquecemos de que a vida é curta e basta estar vivo para morrer? Portanto, vamos ficar atentos e não descuidar nenhum instante, para que nenhum gigante seja ele o tamanho que for nos vença.

Caro leitor se você foi firme e valente e conseguiu ler esta mensagem até aqui, quero te convidar a fazer a seguinte oração ao Deus verdadeiro e justo que nos faz vencer todos os gigantes da nossa alma;
“Senhor Deus em nome do teu filho Jesus e que através do seu Santo Espírito venha a reinar em mim, me ajudando a vencer os gigantes que se levantam e que querem me fazer parar, o gigante da angústia, da falta de fé, do medo, da indiferença, em fim, todos os obstáculos que me impedem de prosseguir rumo ao crescimento, mas acima de tudo Senhor me ajuda a vencer o gigante do meu “EU”, que a sua e não a minha vontade vem prevalecer para que eu seja uma pessoa feliz, vencedora e abençoada em nome de Jesus, amém!


Evandro Manoel

sábado, 11 de junho de 2011

"Basta"


Olá caros leitores nesta mensagem gostaria de convidá-los a uma meditação acerca desta simples palavrinha, mas que carrega muito poder.

Falamos “Basta” geralmente quando algo chega ao seu limite, ou seja, alguém te serve um refrigerante e ao colocar em seu copo quando chega a uma determinada quantidade você fala “basta”, ou quando uma situação chega ao seu limite também costumamos dizer “Basta”.

Então vamos analisar esta expressão dentro de um contexto bíblico:

Deus criou tudo o que existe, o universo, a terra, a água, a natureza, os animais, os peixes, as aves e os homens e deu ordens a todos cada um conforme as suas aptidões. Porém ao homem Deus concedeu algo que a nenhuma outra criatura foi dado que é a capacidade de parar, pensar, raciocinar e escolher.
Lendo o livro de Gênesis vemos esta abertura digamos “de controle total” sobre a criação humana por diversas ocasiões, primeiro Deus dá uma ordem a Adão e Eva e eles prontamente a desobedecem, depois vemos um de seus filhos matando o outro, depois Abrão mentindo, enfim dentre toda a criação o homem decidiu se rebelar contra o seu criador deste a sua criação o que até nos dias de hoje tem causado morte e destruição.
Já vimos que na criação Deus concedeu ao homem o privilégio da liberdade de pensamentos, escolhas e ações e o homem por sua vez escolheu quase sempre o que era mal certo? Agora o que nos impressiona mais nesta situação é o posicionamento que Deus resolve tomar mediante a tanta rebeldia, ao invés de punir severamente o homem ele decide amá-lo e passa a trabalhar incessantemente na restauração e purificação da sua criatura.

Bom, vejamos na Palavra evidências desta intenção divina;

Deuteronômio 28: 1 – “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

2ª Crônicas 7:14 – “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

Vemos claramente nos dois textos acima mencionados que Deus coloca toda a responsabilidade de escolha sobre as nossas mãos!
Sabe meus irmãos às vezes entramos por caminhos sombrios e tortuosos que sempre acabam nos afastando da presença do nosso Deus e nos levando literalmente ao fundo do poço, sentimos um vazio imenso dentro do coração e os nossos pensamentos são tomados pela angústia, solidão e medos, alguns depois de totalmente atolados no pecado e sem esperança de vida acabam até mesmo cometendo suicídio.
Deus conhece as nossas estruturas (salmos 103-14) e sabe que somos apenas pó e por isso esta sempre nos alertando e nos dando novas oportunidades de reescrevermos a nossa história.

Precisamos aprender a dizer “BASTA”, basta ao pecado, basta a rebeldia a Deus, e acima de tudo “Basta” de viver sem Deus.
Quando o pecado se oferecer a você e as oportunidades de fazer aquilo que fere o coração do nosso Deus nos parecerem lícitos, belos e saborosos, lembremos sempre desta pequena, mas poderosa palavra que freia os ardis do Diabo e nos aproxima do autor da vida! Diga "BASTA"...
Lembre-se sempre do que o Senhor disse em sua Palavra em 2ª Crônicas 7:14, a decisão esta sempre em nossas mãos, portanto, basta de pecado e subversão, vamos viver para Cristo e por Cristo dizendo sempre; “A tua Graça me “basta” Senhor.

Soli Deo Gloria