domingo, 22 de janeiro de 2012

Adoração Profética


A adoração profética faz parte da restauraçao que Deus está promovendo em sua Igreja em todos os âmbitos, trazendo um mover sobrenatural na área profética através da arte cristã (música, dança, teatro e afins), gerada no reino do Espírito e transmitidas por seus apóstolos, pastores, profetas, mestres, levitas e adoradores em forma de palavra, ensino, parábolas e alegorias, cânticos e danças. Na concordância exaustiva grego/hebraico define profeta como: Nabi- "orador dos oráculos, aquele quem estava atuando pelo espírito divino".

Restauração do Ministério Profético e demais ministérios

Muitos pensam que adoração profética tem a ver com um novo estilo, mas tem mais a ver com a total restauração de uma visão do que com estilos musicais e formas de cantar, tocar, encenar, expor, e mais recentemente de dançar. O uso da "profecia" não é modismo nem reinvenção moderna, mas permeia toda a histórica bíblica: nos Evangelhos, vemos Jesus profetizando e depois os apóstolos seguindo seus passos: profetizando, e atualmente, a Igreja de Cristo (com suas centenas de milhões de discípulos) tem começado a ter consciência da validade da "profecia" para a modernidade. Algo muito importante para o partícipe do ministério profético é de andar junto aos outros ministérios da igreja (também sendo restaurados por Deus), unido ao Corpo de Cristo. É importante para o equilíbrio e edificação deste Corpo que eles fluam em unidade, aprendendo mutuamente, somando e multiplicando a Graça de Deus uns com os outros.

A gênese da adoração profética

No tempo de Samuel, havia um homem ungido por ele, Davi, adorador tangedor e compositor, que com suas canções tentava assim chamar o povo de volta para Deus. A Bíblia relata a música tendo poder cativante de libertação. Tem força para modificar as mentes, e transformar corações. E pode fazer as pessoas se voltarem para Deus. Samuel, após ungir Saul, profetiza (1Sm 10:5-6: "Então chegarás ao outeiro de Deus, (…) encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, precedidos de saltérios, e tambores, e flautas, e harpas, e eles estarão profetizando. O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem". Antes desses profetas, houve Miriã, profetisa que comandou a adoração em forma de celebração com danças e tamborins pelo milagre da travessia a pé enxuto dos hebreus pelo Mar Vermelho e a derrota dos exércitos de faraó com o retorno das águas.
A palavra profética é aquela que traz uma visão sobrenatural de destino; e esperança, sem a qual "o povo se corrompe" (Pv 29:18). E também traz uma revelação ampla da pessoa de Deus e do Seu propósito eterno (1 Pe 2:9). A verdadeira adoração libera a voz profética (2Re 3:15, 1Sm 10:5-10). É possível que um adorador ou levita como um músico ou dançarino profetize através de seu ofício. O profeta Samuel tinha seguidores os quais estavam em treinamento sob a sua direção. Estes homens eram músicos caminhando no ofício de profeta e eram também músicos versados em instrumentos sonoros e címbalos retumbantes (1Sm 10:5,6).

Princípio da integridade profética

Antes do profeta poder funcionar como boca de Deus, ele precisa receber de Sua revelação e "borbulhar" com os propósitos, pensamentos e sentimentos do coração de Deus. O profeta é chamado para ser um "amigo de Deus" (Sl 25:14; Jó 15:15; Nm 12:8).
Viver para Deus e não para homens, assim como Elias (1Re 17:1). O profeta é comprometido com as verdades de Deus, fala a pura palavra de Deus livre do temor de homens e do desejo de reconhecimento e aceitação humanos. A primeira prova da integridade e da qualidade profética de uma mensagem ou ação é saber se provém de uma visão espiritual e de um genuíno contato com Deus e se testifica com as verdades da palavra de Deus (2Pe 1:19,20), assim, as realizações proféticas em suas diversas expressões humanas (oral, escrita e artísticas) devem ter base na Palavra de Deus.
A Palavra é o fundamento dos Atos proféticos
Hoje em dia estar-se a ensaiar no Brasil e outros países no meio dos neopentecostais e nas igrejas apostólicas (não exclusivamente) manifestações espirituais como os atos proféticos ( entre eles a dança), alicerçando a base para que possamos ver como deve ser o ministério profético através da adoração da Noiva Àquele que é bendito eternamente, ao qual se unirá em breve e eternamente. Como se portar diante do Amado de sua alma amorosa e intimamente? Não estamos a ensaiar e buscar o enlace final entre dois Amores intangíveis? A profecia, via adoração, vem através de atos e manifestações: na Palavra pregada, em figuras simbólicas de verdades bíblico-cotidianas, confissão de pecados sociopolíticos em cidades ou por instrumentos de adoração como cânticos, sons instrumentais e danças (elaborados ou espontâneos), teatro-evangelismo, orações, confissões, vigílias e outras manifestações espirituais expontâneas (divino-pessoais) de choro, pranto, júbilo, riso, clamor, aclamação, performances carismáticas, íntimas e extravagantes, fruto da obra redentora e da gratidão e paixão ao Senhor que liberta.
O objetivo da profecia na Igreja é promover sempre a glória de Deus edificando, exortando e consolando (1Cor.14:3). De modo que a visão profética, a adoração profética e o ministério profético têm que promover essas ênfases para estar de acordo com a Palavra. As manifestações e atos proféticos têm que ser bíblicos. Na verdade, quando não andamos de acordo com a Palavra, estamos andando por nós mesmos e não pela voz de Deus. A Palavra é fundamento sólido para o mover profético na Igreja. Toda prática mesmo que em parte vá de encontro com a Palavra de Deus é a base para heresia.

Unidade e interdependência dos Ministérios

A importância de profetizar

Todo crente é potencialmente um profeta. O derramamento do Espírito sobre toda a carne traz consigo os seus próprios resultados: "e profetizarão" At 2:18. Paulo exortou os crentes de Corinto que buscassem os melhores dons e que profetisassem principalmente. O apóstolo Paulo expoe a importância de profetizar (seguinte ao apostolado e anterior ao ensinamento de mestres): "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas (1Co 12.28).

Hierarquia Ministerial

Tal ordem hierárquica dada por Deus no que diz respeito ao aproveitamento para o corpo (Igreja). Mesmo quando fala do dom do Espírito de profetizar (1Co 12:10), ele está lá junto com outros dons também dados pelo Espírito a outrem ou até mesmo à mesma pessoa.
Quando a Palavra fala em buscar com zelo os melhores dons, poe o ministério profético submisso ao apostólico e os profetas adiante dos doutores da Palavra, é por questão de admoestar o quanto muitos profetas têm a dificuldade de viver como corpo e querem ser membros isolados e, os mestres da Palavra se acharem superiores aos profetas. Quando na verdade o que Deus quer é que todos os ministérios (restaurados por Deus) caminhem juntos para a edificação, unidade e equilíbrio de todo o corpo, todos fluindo em unidade: aprendendo, somando e multiplicando a Graça de Deus uns para com os outros.
Os profetas têm de estar submissos às autoridades apostólicas (pastorais) constituídas na Igreja e precisam aprender a caminhar com elas, e os doutores (pastores e mestres) devem caminhar de acordo com a revelação profética revelada pelo Espírito Santo aos "profetas" (qualquer um dos 5 ministérios)- sendo tudo feito para edificação da Igreja.

Ressuscita oh terra que estava morta!


A paz do Senhor Jesus a todos,

Postei esta canção, pois ela fala grandemente ao meu coração.

Não me lembro mais quantas foram as vezes que me prostrei "morto" e sem "vida" na presença de Deus, em meio a tantas lutas e desilusões, cheguei ao ponto de duvidar até da existência de um Ser criador.

Todos nós sabemos que quando decidimos adorar ao Senhor com integrigade, assumimos uma batalha mortal com o inferno e com todas as potestades do mal e em muitos momentos em meio a os ataques nos sentimos sozinhos, desamparados e sem vigor.

Confesso a os irmãos que um dia destes a o ouvir esta canção, eu estava desta forma, mas ao ouví-la me senti diferente, me senti mais livre e mais amado, descobri que mesmo que o Senhor não nos livre das mãos do inimigo, Ele nos acalenta em seus braços a aceita a sofrer ao nosso lado.

O refrão desta canção diz "Ressuscita ó terra que estava morta, oh vale de ossos secos volte a respirar, posso ouvir o som do avivamento a morte tornando vida... ressuscita.

Que ao ouvir esta canção que você receba a vida abubdante que há em Deus!


Deus abençoe!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tudo o que é espiritual é Divino?



A paz do Senhor Caro Leitor,


Gostaria de tratar de um assunto bastante polêmico no mundo cristão evangélico, mas creio que vale a reflexão.
Vamos tratar sobre o que alguns cristãos principalmente da linha pentecostal chamam de dom de línguas espirituais, o qual segundo eles é a maior senão a única evidência do batismo com Espírito Santo,então vejamos historicamente o que a Palavra de Deus nos fala sobre o assunto;

Vale ressaltar que o falar em línguas "espirituais" não era uma prática judaica, por isso não vemos relatos na bíblia de que Jesus ou qualquer outro judeo tenha falado. A História nos mostra que os primeiros indícios deste mover foram constatados por Paulo na igreja de Corintos que aliás os repreendeu a cerca do uso indiscriminado deste "dom", muitos pentecostais mencionam o dia de pentecostes como início desta prática o que não é verdade, as religiões politeistas da antiga Grécia já usavam deste "dom" nos cultos aos seus diversos deuses, aliás se lermos a Palavra do nosso Deus com mais critério veremos que o que realmente aconteceu em Atos 2 foi que haviam diversos povos de línguas diferentes em Jerusalém e os dicípulos tomados pelo Espírito Santos de Deus começaram a pregar de forma que a todos a Palavra veio a ser revelada (entendida em seus próprios idiomas).
Não podemos negar o fato da existência de uma linguagem espiritual ou dos Anjos, sim elas existem e são evidentes , porém também não podemos negar que Satanás e 1/3 dos anjos celestes que o seguiram em sua queda também se comunicam neste dialeto, portanto, podemos constatar que não é porque algo seja "espiritual" que seja divina também, o falar em linguas estranhas pode sim ser uma manifestação divina, mas também pode ser maligna (alguém aí já participou de um terreiro de umbanda? Lá as línguas comem soltas).

Devemos pensar nisso e aceitar os conselhos de Paulo que estão expressos em 1ª Corintios capítulos 14 e 15 e não correr o risco de estar servindo de porta voz das trevas por não entender o que se esta falando.

O movimento Pentecostal é muito maior que o simples falar em línguas espirituais, é ser um Cristão vivo e atuante, é crer nos dons divinos e na sua diversidade é amar ao próximo e ser como o bom samaritano da parabola de Cristo, é não se dobrar e não se curvar a dogmas, religiões ou a tradições, emfim, é sentir o fogo de Deus dentro de nossos corações mesmo que seja no bom e velho português!

Soli Deo Gloria,