quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eu sou Deus!


“Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus, Serei exaltado entre as nações,serei exaltado sobre a terra.” Salmo 46:10

Amados, amigos e leitores gostaria de convidá-los a meditar um pouquinho comigo acerca das várias riquezas contidas no texto acima.

Contextualmente falando o texto acima menciona um dos momentos mais marcantes da história de Israel, que ocorreu durante o reinado do Rei Ezequias, que alias, é o provável autor do salmo 46.
No livro de 2 Reis capítulo 18 a Palavra nos conta que o rei da Assíria chamado Senaqueribe, munido de seu poderoso exército de aproximadamente 185 mil homens havia sitiado o reino de Israel estrategicamente. Naquele tempo as cidades eram fortificadas, ou seja, eram construídas entres grandes muros, visando a segurança e a resistência em caso de ataques de exércitos inimigos, porém havia uma falha muito grande neste projeto. Para que se garantisse a qualidade da água todas as cisternas eram construídas do lado de fora das muralhas, ou seja, a única forma de pegar a água era saindo para fora. Isto acontecia para se evitar a contaminação da água. Portanto, quando um exército invadia ou queria tomar uma cidade ou um reino a estratégia mais comum adotada era impedir que as pessoas presas dentro da cidade fortificada tivessem acesso a água, assim as vencendo pela sede o que em muitos casos impediam as batalhas sangrentas e garantiam ao invasor uma vitória limpa e um novo reino de pé sem a necessidade de grandes reformas. E isso aconteceu com Israel.
Penso que de repente se o rei Senaqueribe tivesse mantido a estratégia do corte da água e tivesse a paciência de esperar pela rendição de Israel, a sua vitória seria certa, porém, Senaqueribe comete o maior erro que um homem pode cometer. Em 2 Reis capítulo 19 o rei da Assíria manda uma carta ao rei Ezequias dizendo “ Já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, como as destruíram totalmente e crês tu que te livrarias? Por ventura os deuses das nações livraram os povos que meus pais destruíram, Gozã, Harã, e Rezefe e os filhos de Éden, que estavam em Telassar?...
Este sem dúvida nenhuma foi o maior erro do Rei da Assíria que comparou o Grande Eu Sou com os outros deuses feitos de pedra e barro ao qual nada puderam fazer contra as obras de suas mãos e das mãos de seus pais, porém o Deus Todo Poderoso não aceita afrontas de ninguém.
Voltando ao tema, foi nesta ocasião que o profeta escreve esta marcante frase “Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus”.

Às vezes quando somos afrontados por grandes lutas e tribulações e nos entregamos ao desespero e até nos esquecemos de quem somos da nossa história de vida e da nossa fé, momentos que nosso chão se despedaça onde falta o ombro amigo e as doces palavras de consolo se tornam tão escassas. São em momentos como estes que devemos nos lembrar do salmo 46 e do grande livramento que Deus deu ao povo frágil de Israel.

Podemos também ver na bíblia mais um caso de homens que colocaram a sua confiança no Senhor dos exércitos, vejamos em Atos 16:25, Paulo e Silas na prisão acusados de causar prejuízos a um senhor de escravos o qual tinha uma escrava com “poderes malignos” de adivinhação na qual Paulo expulsara o demônio que a dominava. Eles são terrivelmente açoitados e jogados em uma prisão fria e imunda. Com certeza um cenário totalmente desfavorável humanamente falando. Nós poderíamos pensar; “onde está Deus que não vê meu sofrimento?” “Como pode Deus pagar a minha confiança com açoites e cárceres?”…
Mas estes dois heróis contrariando toda a lógica e com toda a certeza com o Salmo 46 nos corações, resolvem trocar os questionamentos e as murmurações, por cânticos espirituais de exaltação ao Deus vivo! Amados quando nós tomamos esta mesma atitude perante Deus durante nossas tribulações e angústias os céus se movem e o terremoto espiritual movido pelas mãos do Todo poderoso nos liberta de todas as nossas cadeias, nos fazendo livres e vitoriosos sobre tudo e sobre todos conforme fez com Paulo e Silas.
Deus se importa com você e não se alegra ao ver as afrontas que se levantam contra nós querendo nos desanimar e destruir. Ele mesmo manda o Anjo forte em teu favor e faz o grande exército da derrota e do medo cair e te dá a vitória total sobre as lutas e aflições da vida e a única condição que Ele quer é que confiemos na sua provisão que é certeira, pontual e infalível.
Portanto, diante dos infortúnios desta vida eu te convido a fazer como o Rei Ezequias, que apresentou em oração, todas as afrontas do inimigo sobre a sua vida e a sua gente ao Deus vivo, e tenha a certeza que o Todo Poderoso se levantará em teu favor e te dará a vitória!

Soli Deo Gloria!

2 comentários:

  1. Caro Evandro.

    Excelente mensagem. Louvo a Deus pela sua vida e ministério e pelo seu interesse em estar pregando a Palavra de Deus.

    Continue assim. Parabéns.

    Mário

    ResponderExcluir
  2. Amém Pastor Mário, preguei em cima desta mensagem na noite de 03 de Fevereiro de 2011 lá na IPR de Vila Freida onde a Igreja estava em campanha baseada no livro de Salmo capítulo 46.
    Deus falou profundamente ao meu coração durante os dias que pude participar desta campanha.

    Soli Deo Gloria!
    Evandro

    ResponderExcluir