quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Eu sou Deus!
“Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus, Serei exaltado entre as nações,serei exaltado sobre a terra.” Salmo 46:10
Amados, amigos e leitores gostaria de convidá-los a meditar um pouquinho comigo acerca das várias riquezas contidas no texto acima.
Contextualmente falando o texto acima menciona um dos momentos mais marcantes da história de Israel, que ocorreu durante o reinado do Rei Ezequias, que alias, é o provável autor do salmo 46.
No livro de 2 Reis capítulo 18 a Palavra nos conta que o rei da Assíria chamado Senaqueribe, munido de seu poderoso exército de aproximadamente 185 mil homens havia sitiado o reino de Israel estrategicamente. Naquele tempo as cidades eram fortificadas, ou seja, eram construídas entres grandes muros, visando a segurança e a resistência em caso de ataques de exércitos inimigos, porém havia uma falha muito grande neste projeto. Para que se garantisse a qualidade da água todas as cisternas eram construídas do lado de fora das muralhas, ou seja, a única forma de pegar a água era saindo para fora. Isto acontecia para se evitar a contaminação da água. Portanto, quando um exército invadia ou queria tomar uma cidade ou um reino a estratégia mais comum adotada era impedir que as pessoas presas dentro da cidade fortificada tivessem acesso a água, assim as vencendo pela sede o que em muitos casos impediam as batalhas sangrentas e garantiam ao invasor uma vitória limpa e um novo reino de pé sem a necessidade de grandes reformas. E isso aconteceu com Israel.
Penso que de repente se o rei Senaqueribe tivesse mantido a estratégia do corte da água e tivesse a paciência de esperar pela rendição de Israel, a sua vitória seria certa, porém, Senaqueribe comete o maior erro que um homem pode cometer. Em 2 Reis capítulo 19 o rei da Assíria manda uma carta ao rei Ezequias dizendo “ Já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, como as destruíram totalmente e crês tu que te livrarias? Por ventura os deuses das nações livraram os povos que meus pais destruíram, Gozã, Harã, e Rezefe e os filhos de Éden, que estavam em Telassar?...
Este sem dúvida nenhuma foi o maior erro do Rei da Assíria que comparou o Grande Eu Sou com os outros deuses feitos de pedra e barro ao qual nada puderam fazer contra as obras de suas mãos e das mãos de seus pais, porém o Deus Todo Poderoso não aceita afrontas de ninguém.
Voltando ao tema, foi nesta ocasião que o profeta escreve esta marcante frase “Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus”.
Às vezes quando somos afrontados por grandes lutas e tribulações e nos entregamos ao desespero e até nos esquecemos de quem somos da nossa história de vida e da nossa fé, momentos que nosso chão se despedaça onde falta o ombro amigo e as doces palavras de consolo se tornam tão escassas. São em momentos como estes que devemos nos lembrar do salmo 46 e do grande livramento que Deus deu ao povo frágil de Israel.
Podemos também ver na bíblia mais um caso de homens que colocaram a sua confiança no Senhor dos exércitos, vejamos em Atos 16:25, Paulo e Silas na prisão acusados de causar prejuízos a um senhor de escravos o qual tinha uma escrava com “poderes malignos” de adivinhação na qual Paulo expulsara o demônio que a dominava. Eles são terrivelmente açoitados e jogados em uma prisão fria e imunda. Com certeza um cenário totalmente desfavorável humanamente falando. Nós poderíamos pensar; “onde está Deus que não vê meu sofrimento?” “Como pode Deus pagar a minha confiança com açoites e cárceres?”…
Mas estes dois heróis contrariando toda a lógica e com toda a certeza com o Salmo 46 nos corações, resolvem trocar os questionamentos e as murmurações, por cânticos espirituais de exaltação ao Deus vivo! Amados quando nós tomamos esta mesma atitude perante Deus durante nossas tribulações e angústias os céus se movem e o terremoto espiritual movido pelas mãos do Todo poderoso nos liberta de todas as nossas cadeias, nos fazendo livres e vitoriosos sobre tudo e sobre todos conforme fez com Paulo e Silas.
Deus se importa com você e não se alegra ao ver as afrontas que se levantam contra nós querendo nos desanimar e destruir. Ele mesmo manda o Anjo forte em teu favor e faz o grande exército da derrota e do medo cair e te dá a vitória total sobre as lutas e aflições da vida e a única condição que Ele quer é que confiemos na sua provisão que é certeira, pontual e infalível.
Portanto, diante dos infortúnios desta vida eu te convido a fazer como o Rei Ezequias, que apresentou em oração, todas as afrontas do inimigo sobre a sua vida e a sua gente ao Deus vivo, e tenha a certeza que o Todo Poderoso se levantará em teu favor e te dará a vitória!
Soli Deo Gloria!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Evandro.
ResponderExcluirExcelente mensagem. Louvo a Deus pela sua vida e ministério e pelo seu interesse em estar pregando a Palavra de Deus.
Continue assim. Parabéns.
Mário
Amém Pastor Mário, preguei em cima desta mensagem na noite de 03 de Fevereiro de 2011 lá na IPR de Vila Freida onde a Igreja estava em campanha baseada no livro de Salmo capítulo 46.
ResponderExcluirDeus falou profundamente ao meu coração durante os dias que pude participar desta campanha.
Soli Deo Gloria!
Evandro