sábado, 11 de junho de 2011

"Basta"


Olá caros leitores nesta mensagem gostaria de convidá-los a uma meditação acerca desta simples palavrinha, mas que carrega muito poder.

Falamos “Basta” geralmente quando algo chega ao seu limite, ou seja, alguém te serve um refrigerante e ao colocar em seu copo quando chega a uma determinada quantidade você fala “basta”, ou quando uma situação chega ao seu limite também costumamos dizer “Basta”.

Então vamos analisar esta expressão dentro de um contexto bíblico:

Deus criou tudo o que existe, o universo, a terra, a água, a natureza, os animais, os peixes, as aves e os homens e deu ordens a todos cada um conforme as suas aptidões. Porém ao homem Deus concedeu algo que a nenhuma outra criatura foi dado que é a capacidade de parar, pensar, raciocinar e escolher.
Lendo o livro de Gênesis vemos esta abertura digamos “de controle total” sobre a criação humana por diversas ocasiões, primeiro Deus dá uma ordem a Adão e Eva e eles prontamente a desobedecem, depois vemos um de seus filhos matando o outro, depois Abrão mentindo, enfim dentre toda a criação o homem decidiu se rebelar contra o seu criador deste a sua criação o que até nos dias de hoje tem causado morte e destruição.
Já vimos que na criação Deus concedeu ao homem o privilégio da liberdade de pensamentos, escolhas e ações e o homem por sua vez escolheu quase sempre o que era mal certo? Agora o que nos impressiona mais nesta situação é o posicionamento que Deus resolve tomar mediante a tanta rebeldia, ao invés de punir severamente o homem ele decide amá-lo e passa a trabalhar incessantemente na restauração e purificação da sua criatura.

Bom, vejamos na Palavra evidências desta intenção divina;

Deuteronômio 28: 1 – “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

2ª Crônicas 7:14 – “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

Vemos claramente nos dois textos acima mencionados que Deus coloca toda a responsabilidade de escolha sobre as nossas mãos!
Sabe meus irmãos às vezes entramos por caminhos sombrios e tortuosos que sempre acabam nos afastando da presença do nosso Deus e nos levando literalmente ao fundo do poço, sentimos um vazio imenso dentro do coração e os nossos pensamentos são tomados pela angústia, solidão e medos, alguns depois de totalmente atolados no pecado e sem esperança de vida acabam até mesmo cometendo suicídio.
Deus conhece as nossas estruturas (salmos 103-14) e sabe que somos apenas pó e por isso esta sempre nos alertando e nos dando novas oportunidades de reescrevermos a nossa história.

Precisamos aprender a dizer “BASTA”, basta ao pecado, basta a rebeldia a Deus, e acima de tudo “Basta” de viver sem Deus.
Quando o pecado se oferecer a você e as oportunidades de fazer aquilo que fere o coração do nosso Deus nos parecerem lícitos, belos e saborosos, lembremos sempre desta pequena, mas poderosa palavra que freia os ardis do Diabo e nos aproxima do autor da vida! Diga "BASTA"...
Lembre-se sempre do que o Senhor disse em sua Palavra em 2ª Crônicas 7:14, a decisão esta sempre em nossas mãos, portanto, basta de pecado e subversão, vamos viver para Cristo e por Cristo dizendo sempre; “A tua Graça me “basta” Senhor.

Soli Deo Gloria

Um comentário:

  1. Se a gente aprender a dizer "basta" vamos estar dando realmente um passo em uma direção certa.
    Amei a postagem.
    Que Deus continue te abençoando é te capacitando para que vc venha sempre ter palavras que edificam a vida das pessoas.
    Beijos é fica com Deus

    ResponderExcluir