sábado, 25 de junho de 2011

"Quem é Deus?"


Caro leitor,"Quem é Deus?" Esta é uma pergunta que há milhares de anos o homem vem fazendo.

Muitos religiosos, teólogos e filósofos vêm ao longo da história escrevendo e tecendo suas teses e tentando explicar questões complexas como: De onde viemos? Para onde vamos? Fomos realmente criados ou somos fruto da evolução? Mesmo em meio a tantos questionamentos e tantas teses, algo é inegável em ambos os pensamentos, e esse algo é que somos regidos ou no mínimo observados por algo superior, por exemplo:

Na filosofia Sócrates e seus discípulos na antiga Grécia, acreditavam na existência não apenas de um Deus, mas vários deuses, porém eles criam que estes tais deuses não influenciavam em nada a vida humana, eram meramente espectadores e tinham os seus próprios problemas para se preocupar. Outros filósofos como Descartes que acreditava que Deus era o princípio de tudo, porém o homem era uma máquina apenas criada e regida por sua própria alma sem influência de seu criador, Nietzsche como filho de um pastor e uma mãe judia cria em um único Deus criador, porém um Deus que havia sido morto e em seu lugar passou a reinar um Deus chamado “Logos”, ou seja, uma ciência e não um ser.
Já no campo da teologia, temos pensadores como “Arminio” com a sua teologia fundamentada no livre arbítrio, onde Deus é o criador de todas as coisas, que faz planos para a sua criatura, mas com aberturas, ou seja, os planos estão condicionados a mudar por influência humana. Ainda no campo teológico temos “Calvino”, com sua teologia fundamentada na predestinação, ou seja, um Deus criador de todas as coisas e que controla tudo desde a folha que cai de uma árvore, passando por nossas “escolhas” e destino.

Realmente existem diversas visões de quem é Deus, do que Ele pensa, sente e faz....

Vamos agora ver na bíblia quem é Deus segundo a sua Palavra:

Sua primeira aparição foi constatada em Genesis 1 onde o vemos criando todas as coisas, no capítulo 2 o vemos criando o homem a sua imagem e semelhança, no capítulo 3 que é marcado pela queda do homem, vemos este Deus criador andando pelo Jardim do Éden onde todos os finais de tarde Ele tinha comunhão com o homem. Depois do pecado de Adão e Eva vemos uma aparente ausência de Deus, vemos os dois pecadores sendo retirado do Éden e a sua descendência se matando. Seguindo nas escrituras vemos ainda Deus interagindo com Noé, depois com Abraão e mais pra frente em Êxodo capítulo 3 versículo 13 ao 14 que é o versículo base para este estudo, vejamos o que diz a Palavra de Deus;

“Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser; O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem; Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés; EU SOU O QUE SOU, disse mais; Assim dirás aos filhos de Israel; EU SOU me enviou a vós outros.”

No texto acima Deus se denomina “EU SOU”, podemos entender este termo como uma afirmação de que sem Ele nada é ou nada existe, nos dá uma idéia de sua supremacia e singularidade. Vejamos também mais alguns atributos e particularidades deste Deus:

Certa ocasião relatada em João capítulo 12 versículos 44 ao 50, Jesus dá uma dimensão de como é Deus dizendo “Quem crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou e quem me vê, não vê a mim, mas aquele que me enviou”.
Jesus é a personificação do próprio Deus, ou seja, ele é Deus, o que para nós é maravilhoso, pois se conhecemos a Jesus, sabemos quais são os seus mandamentos, qual é a tua vontade para as nossas vidas, logo sabemos quem é Deus e o que ele pensa a respeito de nós.
Jesus foi exemplo em tudo, foi exemplo como filho onde honrou os seus pais e cuidou de sua família até a sua fase adulta, é exemplo de trabalhador, pois não teve preguiça e nem medo de estragar as suas poderosas mãos trabalhando na carpintaria do seu pai, foi exemplo de amor e perdão, perdoando não apenas os que lhe açoitaram e o pregaram na cruz, mas também os que lhe fizeram juras de amor e na hora de sua aflição o abandonaram. Este é o “GRANDE EU SOU”, se queremos conhecê-lo melhor fazermos parte do reino deste Deus poderoso e amoroso vejamos o que Ele nos pede em sua Palavra;

Lendo as escrituras vemos várias denotações acerca de Deus, do tipo; Deus forte, Deus conselheiro, Deus que cura, Deus que livra Deus conosco, entre tantos outros, porém em minha opinião existe uma definição que se encontra na primeira carta de João
capítulo 4 versículos 7 e 8 que diz:

“Amados, amemo-nos uns aos outros, por que o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor!”

É maravilhoso conhecer e pertencer ao Deus de amor, a Palavra nos diz em João capítulo 3 versículo 16 que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!

Para você ter a idéia da dimensão deste amor, imagine o planeta Terra dentro do nosso sistema solar, nosso planeta é o terceiro a partir do sol e o quinto maior dentre os oito planetas existentes em nosso sistema, se abrirmos ainda mais o leque e imaginarmos toda a galáxia com suas centenas de trilhares de estrelas e planetas e crermos que foi Deus quem criou tudo e voltarmos os olhos para a Terra e vermos o pontinho insignificante quase que invisível na galáxia e acreditarmos que Deus nos amou tanto, mas tanto este mundo ao ponto de abrir mão do que lhe era mais precioso, podemos entender que este amor não tem limites.

Deus esta acima das religiões, acima das teologias, dos filósofos e das suas teses, Ele não pode ser explicado ou compreendido plenamente pela limitada mente humana, mas pode ser sentido no coração daqueles que abrem a porta para Ele.
Deus é maior que os nossos problemas e maior que as nossas dúvidas, agora o vemos em partes, mas chegará o dia em que o contemplaremos face a face e toda a lágrima nos será enxugada dos olhos por suas poderosas mãos.
Se algum dia alguém lhe perguntar “quem é Deus” diga: Ele é o GRANDE EU SOU!!!

Evandro Manoel
Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário